Quaresma tempo oportuno para redescobrir a força de Jesus em nós.
Quaresma não é tempo de solidão, de abaixarmos a cabeça, retroceder, ou diminuir nossos passos rumos a santidade desejada pelo nosso DEUS que é santo, “sede santos, porque eu sou santo” ( 1 Pedro 1,16 ) e sim tempo de reacendermos a chama das praticas fundamentais na vitória absoluta sobre o mal que nos rodeia, sobre as tentações ofertadas pelo ladrão desse mundo cujo desejo é, a destruição das obras primas de DEUS, que somos todos nós, “O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir” ( João 10,10b).
O Espírito Santo nos conduz a ascese dessas práticas, que nos leva a vitória contra as tentações do diabo, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo para ser tentado pelo demônio no deserto (Mateus 4-1) Jesus ao ser tentado, nos ensina o alicerce na vida de todo cristão, praticas que devem ser vividas até nosso ultimo suspiro de vida, pois elas que nos darão a vitória, e nos farão vislumbrar pela fé todas as riquezas e tesouros que não estão nesse mundo.
Vamos às praticas que não podem faltar na vida dos seguidores de cristo.
1. Aspiração pela palavra de Deus:
É preciso um desejo ardente pela palavra do senhor, pois tal conhecimento nos fortalece contra as investidas do mal, o primeiro passo não pode ser outro se não o amor pela palavra, tudo o que cerca nossa fé, tudo aquilo que professamos todas as bênçãos, nossa salvação, nossa cura e libertação, nosso trinfo e vitória nesse mundo, a esperança de uma morada futura e eterna que nos espera, tudo isso esta no livro da vida, nas ordens, promessas e princípios eternos contido na palavra de DEUS.
Jesus mostrou domínio e conhecimento pela palavra ao ser tentado no deserto “Esta escrito: não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de DEUS” (dt8,3) (Mateus 4 ,4).
A bíblia não foi feita para enfeitar nossa estante, ou decorar a cabeceira de nossa cama, ela é alimento, vida, força, motivação e inspiração, nem um livro no mundo por mais fantástico que seja seu autor, tem poder se quer comparado com a força da palavra do senhor por isso, ela nasceu para ser estudada, mastigada, sublinhada, decorada, grifada e principalmente vivida, seu reflexo deve atingir nossa vida, nossos passos, a conversão de nosso coração, pois todas as outras praticas de fé produziram seus frutos de poder se estiverem embasadas, enraizadas , estruturadas na santa palavra do sempre poderoso e fiel DEUS.
2. Oração:
Dizia santo Agostinho que: “A oração é o encontro da sede de DEUS com o homem e a sede do homem para com DEUS”, é a forma de estarmos em sintonia, desfrutando e vivenciando a graça de estabelecermos um relacionamento de intimidade com nosso criador, estarmos seguros sob seus cuidados, protegidos diante da rocha firme, bebendo da vida eterna, diretamente de onde surgem e são liberadas todas as bênçãos, teu santo trono.
É no conhecimento e intimidade com a palavra de DEUS, que nossa oração resplandece seus efeitos, é maravilhados e embasados, na sagrada escritura que nossas orações penetram o céu, pois, saberemos como orar, como pedir, saberemos o momento certo de batermos em uma porta para que ela se abra, “Pedi e se vos dará. buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pedi, recebe. Quem busca, acha. A quem bate se abrirá”
(Mateus 7- 7,8).
O senhor se aproxima daqueles que o invocam com a sinceridade do coração, “O senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. Ele satisfará o desejo dos que o temem, ouvirá seus clamores e os salvará”. (Salmos 144- 18,19).
3. Jejum
Essa pratica é fundamental para vencermos certos demônios que se levantam contra o povo de DEUS, a prática do jejum, não foi imposta por DEUS como castigo ou como fardo, e sim para o fortalecimento do espírito, a carne pode até sentir, mas pela mortificação exterior, nosso interior restabelece uma sintonia com o poder de DEUS, não pelas nossas forças, mas sim, pela força daquele que nos enviou.
Vários demônios só saem em disparada pela oração e jejum, por isso, muitas pessoas estão presas, e outras oram, mas sem surtir efeitos do poder de DEUS em sua vida e na vida de outras pessoas confiadas a elas em oração, os discípulos de JESUS se envergonharam por não conseguirem expulsar o demônio de um menino epilético, JESUS os exortou e ensinou o caminho para vitória, pela fé, oração e jejum. Jesus respondeu-lhes: “por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui pata lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar á força de oração e de JEJUM”. (Mateus 17 20,21)
Recorramos a esta pratica poderosa, e aprendamos com o mestre o fortalecimento interior para estarmos prontos e preparados na batalha espiritual que travamos a todo instante, pois não é contra homens de carne e sangue que lutamos. “Finamente, irmãos, fortalecei-vos no senhor; pelo seu soberano poder. Revesti-vos da armadura de DEUS, para que possais resistir às ciladas do demônio. Pois não é contra homens de carne e sangue que temos que lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes desse mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares”. (Efésios 6- 10,12).
4. Adoração
“Mas vem à hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o pai deseja”. (João 4-23)
Adorar é declarar DEUS como absoluto e único, reconhecer sua criação e tudo que existe. Quando estamos em adoração reconhecemos JESUS como único em nossas vidas, como alfa e Omega, principio e fim de todas as coisas, adorar é despojar-se em tua presença sem reserva ou barreiras, se abandonar por inteiro aos teus pés, declarar com toda força que existe em nós:” tu és o senhor, único senhor e somente o único que deve ser adorado”. “Adorarás o senhor teu DEUS e só a ele prestarás culto”. (Lucas 4, 8)
Infelizmente vivemos numa nação, onde muitos têm deixado o senhor em segundo plano, muitos ídolos têm tomado o lugar de DEUS nesse mundo, muitas pessoas têm sido veneradas e adoradas, o dinheiro tem sido adorado, a ganância em ter e possuir tem sido adorada, os carros tem sido adorado, o corpo tem sido adorado, viemos do pó e ao pó voltaremos, mas quem adora a DEUS vive e esse viverá eternamente pelos séculos dos séculos.
Adorar ao senhor é espelharmos nos três reis magos, e oferecermos não o resto de nosso tempo, ou migalhas de nossa vida, mas sim aquilo que temos de melhor e de mais importante, tudo que somos e temos é de DEUS, é para adorá-lo com toda sinceridade do nosso coração que nascemos e essa prática não pode faltar na vida do povo de DEUS, o louvor é para agradecer a DEUS por uma benção alcançada ou tomarmos posse antes que ela aconteça mesmo em momentos de tempestade, a súplica é o momento de pedirmos e apresentarmos nosso clamor ao senhor para uma ou outra situação, esse é o momento de pedirmos algo, mas a adoração não é momento de agradecer nem de pedir, e sim, voltarmos toda atenção ao nosso DEUS, reconhecê-lo majestoso e absoluto, exaltar sua grandeza e poder, beijarmos seu altar, se colocar de joelhos em total submissão ao rei da glória, e nesse momento só existe ele, mas ninguém e nenhuma outra situação, “a ele a honra, gloria e poder para sempre”.
Queridos amados de DEUS, ainda existe tempo de retomarmos essas práticas essências em nossa caminhada cristã, muitas vezes na turbulência desse mundo elas vão se esfriando, e aos poucos minguando, mas receba o fogo de JESUS, e em nome de nosso mestre recomecemos hoje, agora, nesse instante que você lê esse texto a, redirecionarmos nosso caminho naquele que é o caminho a verdade e a vida JESUS.
Com carinho, um abraço fraterno e que a paz de nosso senhor JESUS CRISTO estejam e permaneçam sempre convosco.
Leandro De Arruda Machado.